sábado, 14 de agosto de 2010

NÓ EM 8

Olá! Já repararam que aquele lenço que muitas vezes fica no fundo de uma gaveta pode ter variados usos? É uma peça prática e versátil, podendo ser usada em qualquer estação.
Vamos ver um tipo de amarração que fica muito charmosa, o chamado Nó em 8.
Nó em 8
Tanto os homens quanto as mulheres indianas usam e abusam dos lenços. Desde as duppattas, que servem para proteger a cabeça, até as pashminas, cada um exige uma técnica diferente de amarração. A do nó “em 8”, que você aprenderá aqui, é uma boa alternativa para deixar a peça mais firme no pescoço.
Como fazer:
  1.  Dobre o lenço ao meio no formato de um triângulo. Em seguida, dobre a ponta até formar uma faixa. Dobre novamente ao meio segurando as duas extremidades. De um lado você terá um arco, e do outro as duas pontas do lenço. 2- Ainda segurando as duas extremidades, coloque o lenço na nuca. Para facilitar o processo, posicione uma das mãos dentro da argola.

                                    
  
3- Com as extremidades posicionadas acima do colo, passe uma das pontas por dentro da argola e puxe. 4-Passe a outra ponta por fora e depois por dentro da argola e puxe. 5- Para encerrar ajuste o nó para ficar corretamente alinhado.
Espero que gostem, usem e façam sucesso.
Luz e Girassóis.

ENTREVISTA DE EMPREGO DETONADA

Com o título FALAR E ESCREVER BEM: RUMO À VITÓRIA, a revista Veja da semana passada trouxe como matéria de capa algo muito importante, porém, muitíssimas vezes deixado de lado: A importância de falar e escrever adequadamente.
A reportagem, como todas as outras da revista, traz mais expectativas a respeito da matéria do que conteúdo em si. Depois de citar algumas obras que foram relançadas recentemente (como dicionários analógicos) e  o mau desempenho vocabular dos candidatos à presidência no primeiro debate, surge uma lista com 10 erros de português que podem acabar com a esperança de muitas pessoas  de conseguir um bom emprego.
Então, vamos a eles:

  1. Deixei meu emprego porque houveram algumas dificuldades na empresa em que eu trabalhava. Houve dificuldades. haver, no sentido de existir, é impessoal e não admite flexão. Nunca, em hipótese alguma.
  2. Ela estava meia ameaçada de falência. Meio ameaçada. Os advérbios são invariáveis. Não tem, portanto, concordância de gênero.
  3. Inclusive, o chefe reteu meu último pagamento. O chefe reteve: "reter" deve seguir a conjugação do verbo do qual é derivado, "ter".
  4. Aliás, estudei na mesma faculdade aonde o senhor deu aula. Onde o senhor deu aula: (a + onde) só cabe depois de verbos que indicam movimento. Por exemplo, "fui aonde o senhor me mandou"
  5. Segue anexo aqui, com meu currículo, dois trabalhos que fiz. Seguem anexos, porque são dois trabalhos: cuidado com a concordância verbal (seguem dois) e também com a concordância nominal (trabalhos anexos)
  6. Agora, já  fazem cinco anos que trabalho nesta área. Faz cinco anos: quando o verbo "fazer" indica tempo, ele é sempre impessoal - faz um ano e faz cem anos
  7. Mas não terminei o curso por causa que decidi seguir outra carreira. Porque decidi: "por causa que" é mais do que errado - nem sequer existe.
  8. Espero que eu seje aprovado. Preciso de trabalhar. Dois erros inadimissíveis de uma vez só. Oprimeiro é a conjugação "seje", que não existe no português. Espero que eu seja aprovado é o correto. O outro erro grave é de regência. "Precisar" é um daqueles verbos cheios de truques: conforme o significado, requer ou dispensa preposição. No sentido de ter necessidade e seguido de verbo no infinitivo, ele não aceita preposição: preciso trabalhar.
  9. Tenho certeza de que, se eu dispor de uma boa equipe, poderei trazer mais clientes para a companhia. Se eu dispuser é o correto. Como no item 3, os verbos derivados de ter, vir e por não podem ser conjugados de forma regular. Por exemplo: se ele vier, jantaremos. E, se eu intervier essa briga vai acabar.
  10. Qualquer coisa que passem para mim fazer, eu entrego no prazo. Para eu fazer: antes de verbo, nunca se usa pronome oblíquo, só o pessoal é permitido
Espero que essas dicas SEJAM úteis para todos.
Luz e Girassóis.