quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DIA DO CANHOTO - 13 DE AGOSTO


Eu não vou dizer que gosto de ser canhota, pois as coisas na maioria das vezes não são feitas para nós. Tudo bem que somos uma minoria; apenas 10% da população. Mas, se formos pensar bem, não é tão pouco assim.
Porém, muitas pessoas gostam de ser canhotas e outras tantas que não são gostariam de ser.
Uns acham bonito, outros acham charmoso, mas acho que muita coisa ainda tem que melhorar para os canhotos viverem de maneira mais confortável.
Dia da diferença
Comemora-se em 13 de agosto o Dia do Canhoto, mas ninguém ainda sabe explicar o porquê da diferença.
Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social.  Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de agosto.  O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau-agouro. Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no passado e ainda têm em algumas culturas ( veja o link Gente sinistra no Box ao lado).  A causa do canhotismo ainda é desconhecida, mas há várias teorias a esse respeito ( veja link Ser canhoto ainda não tem explicação no Box ao lado). Algumas, inclusive, sendo estudadas por pesquisadores dentro das universidades brasileiras.  De forma geral, no canhoto, as funções motoras são comandadas pelo lado direito do cérebro. E só isso é consenso entre pesquisadores. A partir daí há teorias que dizem que o cérebro direito comanda a criatividade, emoções e intuição e que, portanto, as pessoas canhotas seriam mais sensíveis e ligadas a manifestações artísticas.  "Isso é bobagem", afirma Suzana Herculano-Houzel, neurocientista e professora do departamento de Anatomia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). "Alguém ser canhoto não quer dizer que tenha o lado direito do cérebro mais desenvolvido. E, ainda que fosse, não explicaria ter pendor artístico, só porque o direito tem uma certa preponderância para essas funções. Isso só quer dizer que ele está ligeiramente mais ativo e não que o esquerdo não tenha ações correspondentes", explica a professora. 
Mas, não se assuste com o 13, nem com agosto, muito menos com o canhoto! Nós vimos no post anterior que a sexta-feira 13 e de agosto não é vista com bons olhos para muitas pessoas. Mas por que será que o dia 13 de agosto foi dado aos canhotos?
Muita gente pergunta: por que 13 de agosto é o Dia do Canhoto? Normalmente se diz que ninguém sabe por quê, mas nós temos uma explicação plausível. Como se sabe, o mês de agosto é considerado de mau agouro, havendo o dito popular: “agosto mês do desgosto”.  Quanto ao número 13, todos sabem, é considerado “que dá azar”. Há muitas superstições desse número. Nos Estados Unidos, a superstição chega a extremos: muitos edifícios não têm o 13º andar, pulam do 12 para o 14. Nos hotéis também! Nos aeroportos, o número 13 é evitado: do portão de embarque de número 12 geralmente pula para o 14. Mas, que tem a ver o canhoto com o azar? Nos dicionários, encontramos “canhoto” com o sinônimo informal de “diabo”. A palavra “sinistro” refere-se também a “canhoto”, sendo “sinistrismo” o uso predominante da mão esquerda. Mas os canhotos nada têm a ver com azar! Agora, a explicação: a pessoa canhota é geralmente muito criativa, inquieta e quantas mães já não disseram carinhosamente para a criança canhota: “é um demônio”! Assim, como toda pessoa criativa, o canhoto passa a ser um estorvo, vive “inventando moda”, querendo mudar as coisas, fazendo estrepolias. Na religião cristã, demônio é o anjo que se rebelou contra a autoridade divina. Mas os canhotos e canhotas são adoráveis rebeldes, cheios de características muito interessantes, mas pouco notadas e, às vezes, incompreendidas pelos destros.
Eu vou comemorar o meu dia, só não sei como. Posso não gostar, mas já que temos um dia, festejemos.
Ótimo fim de semana, sexta-feira 13 e dia do Canhoto para todos.
Luz e Girassóis.

Um comentário: