quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vamos aderir de vez


Olá!! Tudo bem?
Como todos sabem, desde o último dia 16, aqui no RJ, as sacolas plásticas estão com os dias contados. Se não se extinguirem do comércio, pelo menos terão uma redução na sua produção.
Sinceramente, torço para que isso aconteça. Todos sabemos dos problemas que aquelas “simples” sacolas podem trazer ao meio ambiente. Cem anos para se decompor, animais aquáticos sendo sufocados por elas, bueiros entupidos etc etc etc.
Pois bem, estive dando uma olhadinha em dois supermercados próximos a minha casa e não encontrei o que eu gostaria de ver por lá: incentivo por parte dos estabelecimentos. O primeiro que entrei tinha um pequeno aviso próximo de ALGUNS caixas (NÃO TODOS) dizendo que estão vendendo bolsas de papel craft por R$0,49. O Outro que fui, dois dias depois, estava apenas com umas ecobags (também à venda) perto da entrada e nada mais.
Continuei vendo muitas pessoas fazendo uso das sacolas plásticas e ignorando totalmente a nova Lei 5.502/09.
Por essas e outras estou aqui para aderir à Lei e carregar as ecobags por onde for. Existem diversos modelos e, vamos combinar que as ecobags são muito mais interessantes do que as sacolas plásticas. E não é só as mulheres que devem aderir não, os homens também têm que participar. Há modelos discretos para aqueles que, por ventura, ficarem com vergonha de usar. Vale lembrar, que há muitos anos, as pessoas usavam bolsas de palha ou de nylon para ir à feira e tudo cabia lá dentro sem problemas.
No início, quando as ecobags começaram a aparecer no mercado, muitas pessoas compravam porque era moda, e algumas chegaram até a fazer coleção e contribuir com o consumo desnecessário. Então, para quem já tem essas bolsa, está na hora de fazer uso das mesmas. E para quem não tem está na hora de adquirir.


Toda mudança causa alguns transtornos no início, mas a conscientização de que essa mudança é para o bem da humanidade tem que prevalecer.
Para vocês terem uma idéia do que eu estou falando não é brincadeira nem modismo, vou colocar dados que valem a pena serem lidos.
- Existe a relação entre o consumo de sacolas de plástico e o aquecimento global, já que para cada sacola plástica consumida, emite-se 0,0625 Kg de CO2 para a atmosfera, considerando a sua produção e transporte. Se uma pessoa consome, ao mês, 20 sacolas, em um ano, terá contribuído com a emissão de 15 Kg de CO2.

- Os impactos das sacolas ao meio ambiente são grandes, visto que o impacto negativo deve-se ao elevado número produzido por ano (cerca de 150 per capita) e ao material não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.
-Infelizmente, estas sacolas não vão para a reciclagem, cerca de 90% das sacolas plásticas acabam no lixo, não sendo recicladas. No Brasil, são produzidos 210.000.000 de Kg anuais de plástico filme, o que já representa 9,7% de todo lixo do país. Abandonados em aterros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água, retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultando a compactação dos detritos.

- Sendo um material que existe há apenas um século, ainda não foi determinado precisamente quanto tempo demora esse processo, mas sabe-se que é superior a 100 anos. É enorme o potencial de danos ao meio ambiente pelas pessoas que jogam plásticos nas ruas, praias, matas, rios e mares.


- ECO-BAGS NO MUNDO:
Europa e Estados Unidos
Criaram campanhas e até multas para incentivar alternativas mais ecológicas para o problema do consumo excessivo de sacolas plásticas. Estima-se que, no mundo, sejam consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão delas.


E para terminar, alguns modelos de ecobags que estão desfilando por aí. Por que não juntarmos o útil ao agradável?
Se engaje nessa campanha, todos sairemos ganhando.








Girassóis e luz a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário